Pular para o conteúdo | Meu SIGUE | SIGUE Administrativo
 

Você está em: Página Inicial › Notícias  

Notícias

12.04.2017

Mutirão Nacional Pioneiro ADIADO

Adiamento MutPIO

Mutirão Nacional Pioneiro ADIADO Declaração oficial sobre o 27º Mutirão Nacional Pioneiro
11 de abril de 2017

Conforme informamos na Nota de Esclarecimento publicada no último dia 24 de março, envidamos esforços no sentido de alterar a data de realização do Mutirão Nacional Pioneiro. Naquela ocasião, destacamos que o Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil prevê que o Calendário Nacional seja divulgado até 31 de julho do ano anterior, o que permite às Regiões e Grupos Escoteiros se planejarem em relação às suas próprias atividades, razão pela qual, na medida do possível, se evita alterar a data de realização dos eventos nacionais, justamente pelo transtorno que tais ajustes causam em todos os níveis da instituição.
Cumpre lembrar, também, que quando da publicação do Calendário Nacional ainda não estava fixada a data de realização do ENEM, que foi divulgada há pouco mais de três semanas, quando, obviamente, todas as providências relativas ao MutPio já estavam em curso, de acordo com a data então constante do Calendário Nacional.
Desse modo, consultamos as Diretorias Regionais e o Núcleo Nacional de Jovens Líderes acerca da possibilidade de alteração da data original para o feriado mais próximo disponível, único que seria compatível com os prazos para a preparação do evento. Algumas Regiões já haviam agendado importantes atividades na data proposta, inclusive de grande porte, como SC e DF. Ademais, haveria a necessidade de operar, simultaneamente, dois eventos nacionais na nova data ? o MutPio e o Encontro Nacional de Jovens Líderes ? o que poderia prejudicar a participação de alguns jovens que estariam habilitados, pela idade, a participar de ambos.
Nesse cenário, manter o MutPio na data original prejudica a participação daqueles que estarão inscritos no ENEM; de outro lado, alterar a data para um feriado próximo prejudica a participação de jovens de algumas Regiões que terão grandes atividades no mesmo período e também daqueles que pretendem se inscrever no Encontro Nacional de Jovens Líderes.
Como ? acreditamos ? nada acontece por acaso, e o Escotismo atua com a flexibilidade que é própria e necessária à dinâmica educativa, a Diretoria Executiva Nacional decidiu adiar a realização do MutPio para o início do próximo ano, em data a ser fixada brevemente, tão logo sejam promovidas as tratativas necessárias.
Eis algumas razões que motivaram a adoção da medida, fruto, inclusive, de diálogos com comissões pioneiras regionais que apresentaram importantes sugestões:
Nos meses de janeiro ou fevereiro de 2018 poderemos fixar uma data que não coincida com eventos de outros níveis da instituição e com importantes atividades acadêmicas dos participantes, permitindo a inscrição de um maior número de interessados;
O Comitê Escoteiro Mundial acaba de deliberar, em sua mais recente reunião, que 2018 será o ano de comemorações do Centenário do Ramo Pioneiro (Rovers) ? isso porque havia uma dúvida acerca do ano de criação do Ramo, aspecto que ficou esclarecido após pesquisas históricas realizadas e que apontam para o ano de 1918 como sendo o marco inicial de criação dos primeiros Clãs, que envolviam, em especial, jovens que retornavam da Primeira Grande Guerra, conflito que se encerrou naquele ano com a assinatura do Armistício de Compiègne entre os Aliados e a Alemanha;
Portanto, ter uma grande atividade nacional pioneira justamente no ano em que se comemora o Centenário do Ramo será um marco histórico inesquecível! Pretendemos que o MutPio seja o pontapé inicial das comemorações oficiais em 2018, no Brasil, do Centenário do Ramo Pioneiro;
A União dos Escoteiros do Brasil criará um Comitê integrado por cinco pioneiros(as), com a participação de mestres e integrantes da Equipe Nacional, para colaborarem na concepção dos eventos de comemoração do centenário do Ramo Pioneiro, que vão se estender ao longo de 2018. Isso permitirá, também, que os jovens contribuam para a construção do MutPio que todos queremos, conhecendo, opinando e trabalhando para a viabilização do evento;
Finalmente, postergando o evento para 2018 conseguiremos incluir o MutPio já no novo modelo de realização de atividades nacionais que está sendo estudado pelo Conselho de Administração Nacional (CAN) e pela Diretoria Executiva Nacional (DEN), por intermédio de um Grupo de Trabalho especialmente criado para tal finalidade;
Esse novo modelo, que também será implementado para o Congresso Nacional 2018 e para o Jamboree Nacional de Barretos, pretende validar novas soluções que assegurem a tradicional qualidade das nossas atividades, mas permitindo uma sensível redução de custos, capaz de viabilizar a participação do maior número de associados possível;
Assim, já poderemos migrar da antiga plataforma na qual o MutPio ainda está constituído (e que vem sendo aplicada nos últimos anos pela União dos Escoteiros do Brasil), para outra plataforma mais moderna, atenta à realidade do país e mais adequada ao estágio de maturidade institucional em que nos encontramos.
A medida, portanto, visa atender da melhor maneira possível às necessidades e anseios dos jovens participantes do Movimento.
Em breve serão divulgadas as informações a respeito do novo MutPio, que fica, portanto, adiado para o primeiro bimestre de 2018, quando poderemos celebrar, de modo mais inclusivo e inovador, o primeiro Centenário do Ramo Pioneiro.
Esclarecimento sobre o 27º Mutirão Nacional Pioneiro

Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro!


Envie seu comentário

 


Receba o Informativo Semanal da Região do Paraná em seu e-mail.

Nome: 

E-mail:
  

Que tal abrir uma Unidade Escoteira no seu bairro e oferecer as crianças e jovens dos arredores uma alternativa saudável e educativa para os seus finais de semana?

  

Agora os escoteiros paranaenses contam com a ajuda do sistema de Inscrições Online para agilizar o processo de inscrição em eventos e cursos promovidos pela nossa região.

Não perca tempo! Cadastre-se agora mesmo!


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
Paraná
Rua Ermelino de Leão, 492
CEP 80410-230 - Curitiba - PR
(41) 3323-1031


LOJA ESCOTEIRA:
(41) 3151-3101
Organização Mundial do Movimento Escoteiro

União dos Escoteiros do Brasil