O escotismo católico propõe aos jovens "uma pedagogia que forma uma personalidade forte, assentada em Cristo”
Nossa missão é proporcionar aos jovens da comunidade uma educação cristã católica plena, e apropriada, para que este se torne um homem ou uma mulher reto de caráter, cristão, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir, leal, digno de confiança. Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria, fiel a Igreja, leal ao seu país, mas construtor da paz, em harmonia com todos os povos. Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo. Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar, consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres. Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário, empreendedor. Um homem ou uma mulher amante da natureza, e capaz de respeitar sua integridade. Guiado por valores cristãos católicos, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente com a fé da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser Feliz.
HISTÓRICO
O Grupo Escoteiro Católico Nican Mopohua surgiu na necessidade da Comunidade Católica da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em oferecer aos jovens atividades educativas alegres e salutares que ao mesmo tempo permitissem a prática religiosa de aprendizado, contemplação, e adoração.
Após seis reuniões de apresentação do Movimento Escoteiro a comunidade, foi criada uma Comissão Constituinte e nomes foram indicados para compor a primeira diretoria. No dia 02/07/2016 ocorreu a Assembléia Geral de Constituição da ASSOCIAÇÃO GRUPO ESCOTEIRO CATÓLICO NICAN MOPOHUA, que aprovou o nome da associação, seu estatuto, e seu lenço.
Dentre as diversas sugestões para nomes apresentados a escolhida foi a sugestão apresentada pela Sra. Nelci Inês Mai. NICAN MOPOHUA é o relato mais fiel e autêntico sobre as aparições da Virgem de Guadalupe. Escrito todo em idioma nauátl, o mesmo falado pelo nativo JUAN DIEGO CUAUHTLATOATZIN.
NICAN MOPOHUA (pronuncia-se "Nicán Mupoua") significa AQUI SE CONTA, ou AQUI SE NARRA.
Como identidade visual a Assembléia escolheu as cores azul-esverdeado, roxo-rosado, e dourado, para o lenço, representando respectivamente conforme estampado no tilma do índio Juan Diego, o manto da Virgem de Guadalupe, a túnica da Virgem de Guadalupe, e o caráter divino das aparições assim como a realeza de Maria. Escolheu também a logo, sugerida pelo Sr. Eloir Baran, tendo o escudo representando a fé Católica, com a flor de lis que aponta o caminho para o Deus Verdadeiro, os raios lembrando da universalidade do Evangelho de Jesus Cristo, e também do Movimento Escoteiro, e a coroa da Imperatriz da América, título dado a Nossa Senhora de Guadalupe pelo Papa Bento XVI. Sendo adicionado a este a Cruz de Jerusalém em vermelho, simbolo dos Escoteiros Católicos, que representa em sua cor o Sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, e em seu formato os quatro evangelistas e a missão de evangelizar.
Após a constituição foi anunciado a comunidade de que os pedidos de associação com registro de jovens seria aceito. Até o dia 20/08/2016, data da primeira atividade com os jovens, 14 voluntários, e 17 jovens já estavam registrados, sendo 4 escoteiras, 6 escoteiros, e 7 lobinhos e lobinhas. O Grupo iniciou assim suas atividades com uma Tropa de Escoteiras, chamada YARETZI (sempre querida), uma Tropa de Escoteiros, chamada TEPEYAC (monte onde a virgem apareceu), e uma Alcatéia chamada POVO LIVRE. A primeira patrulha de escoteiras foi chamada por elas de JAGUATIRICA, e a primeira patrulha de escoteiros foi chamada por eles de ARARA-AZUL.
Diante da iminente dificuldade financeira realizou em setembro/2016 um Almoço de arrecadação, que permitiu passar tranquilamente pelos gastos iniciais, afastando os transtornos que as severas restrições financeiras trariam.
Nos dias 19 e 20 de novembro/2016 o Grupo realizou seu primeiro acampamento, com um memorável Fogo de Conselho, sob um céu límpido e estrelado, onde homenageou postumamente o Padre Arturo Paoli, o único sacerdote que tem seu nome gravado no Muro dos Justos em Israel.
O ano de 2016 encerrou com 13 lobinhos(as), 21 escoteiros(as), e 13 adultos registrados.
Já em 2017 o Grupo participou da Procissão do Domingo de Ramos, da confecção de tapetes para a Procissão de Corpus Christi, realizou acantonamentos de Alcatéia, um Acampamento de Tropas, participou de atividades de instrução em Primeiros Socorros com o G.E. Guairacá, participou do Acampamento de 40 anos do G.E.Alfa Ômega, 4 dos chefes fizeram uma Jornada de Peregrinação em honra a Nossa Senhora Aparecida, realizou com grande sucesso um Jantar de arrecadação financeira com apresentações de dança realizada pela Tropa de Escoteiras, realizou duas Assembléias de Grupo, participou do MUTECO, do JOTI, e do MUTCOM para o qual arrecadou material escolar destinados as crianças atendidas pela CASA FAMÍLIA MARIA PORTA DO CÉU.
O ano de 2017 encerrou com 17 lobinhos(as), 28 escoteiros(as), e 18 adultos registrados, e o encaminhamento de um pedido de Cruzeiro do Sul.