O Grupo Escoteiro Impisa 128 do Paraná, foi fundado oficialmente em 13 de março de 1993. Seus fundadores o conceberam fundamentados nos ideais de Baden-Powell.
A primeira reunião para fundação do Grupo foi realizada no dia 17 de dezembro de 1992.
Foi no Colégio Estadual Dona Branca na Vila Tingui o local escolhido pela Escotista Veralba Floriani Gagliastri para a sede do grupo.
O nome escolhido entre vários apresentados foi IMPISA (O Lobo que Nunca Dorme). As cores são preto e cinza. O logotipo é metade Flor de Lis, metade Lobo. O numeral é 128 do Paraná. A modalidade é básica.
No dia 13 de março de 1993, os Escotistas e Pioneiros fundadores do Grupo, renovaram sua Promessa Escoteira no pátio cívico do Colégio Dona Branca.
A sede permaneceu no Colégio Dona Branca até o dia 23 abril de 2005 - Dia Mundial do Escoteiro, quando então mudou – se para a sede própria. Um bosque que demos o nome de ”Bosque do Lobo”.
O Bosque do Lobo fica na confluência das ruas Jorge Bonn, 723 –Tingui e José Gulin (Solar) no Bacacheri – CEP 82.600-230.
No dia 17 de dezembro de 2005, inauguramos a primeira parte da construção da sede própria, onde hoje é a Sala dos Troféus.
Nestes 24 anos de fundação, conquistamos amigos queridos e muitos prêmios pela qualidade de nosso trabalho, entre eles:
A atual Diretora Presidente é a Escotista Veralba Floriani Gagliastri (Prêmio Cidade de Curitiba 2008, concedido pela Câmara dos Vereadores de Curitiba proposta do Vereador e Diretor da União dos Escoteiros do Brasil Paulo Salamuni).
Nossas Seções são: Alcatéia Seounee, Tropa de Escoteiros Lobo Azul, Tropa Sênior Itaoca, Clã de Pioneiros Peabiru, Clube Flor de Lis Sueli Palmer Swolinski (in memórian) e um Conselho de Escotistas dedicados que realizam um trabalho de excelente qualidade.
Em dezembro de 2008, por iniciativa do Vereador Paulo Salamuni, o Grupo foi declarado em seção solene na Câmara dos Vereadores de Curitiba, órgão de Utilidade Pública Municipal conforme Lei nº 13.081 de 02/01/2009.
No dia 11 de agosto de 2016, recebemos das mãos do Secretário Municipal do Meio Ambiente e Escotista Renato Eugênio de Lima. Escotista comprometido com o Movimento Escoteiro e dedicado as causas dos grupos escoteiros em formação de nossa cidade. A documentação que nos dá direito de uso do Bosque do Lobo onde está localizada a sede do Grupo. Documento chamado comodato 20 anos de uso. Conquista essa pela persistência e dedicação de chefe Veralba contando com o apoio de sua equipe de Escotistas abnegados e fieis. Finalmente, o Bosque do Lobo é nosso.
Em 2015 , montamos o Grêmio de Radioamadores do Impisa (PY5-IMP),com direito a levar a estação para qualquer evento interno e externo do grupo.
A Estação PY5-IMP é operada em eventos externos como, acampamento, bivaques, excursões (para comunicação entre grupos e segurança). Participamos de atividades referentes ao Radioescotismo como o JOTA - Scout Fiels Day e de vários contestes entre radioamadores do Paraná, do Brasil e outros países. Com a estação PY5-IMP, atendemos acidentes e caso seja necessário, podemos auxiliar em casos de calamidade pública.