ed. 44 - Agosto / 2017

A Região Escoteira do Paraná vem convidá-lo a participar do I Seminário Regional de Programa Educativo.

Este evento será um momento para discutir e refletir sobre o programa educativo do Movimento Escoteiro, destacando a aplicação do Método Escoteiro como instrumento de desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens. Ainda, será uma oportunidade única de discussão e desenvolvimento a respeito do gerenciamento do Programa Educativo nas Unidades Escoteiras Locais, Distritos e Região Escoteira.

Faça parte deste momento histórico, sua presença é muito importante!

Saiba Mais!

NOTA PARANÁ

Confira os primeiros resultados!

E temos mais Cursos de Formação de Adultos vindo aí!!

Curso Básico Ramo Lobinho

Curso Básico Ramo Pioneiro

Inscreva-se!

Quantos amigos vc já chamou para participar do Movimento Escoteiro? #escoteirospr #aventura #escotismo

*** ALERTA ***
Organize sua equipe e bora correr na meia maratona de revezamento no dia 27/08 no Parque Barigui

Preencha a ficha de inscrição!

O Jantar Dançante em comemoração ao Dia do Voluntário, foi um sucesso no último dia 05, em Apucarana.

Organizado pelo GE Dom Bosco, contou com a presença de Chefes, Pais voluntários e seus familiares. Com o tema “Anos 60”, todos entraram no clima e aproveitaram esse dia dedicado a cada um deles. Uma bela homenagem para aqueles que fazem a diferença para o Movimento Escoteiro.

Veja as fotos!

Prezados irmãos e irmãs de ideal,

Texto nº. 2 de John Thurman

Richard Francis Thurman (1911 – 1985), mais conhecido como John Thurman, foi o Chefe de Campo de Gilwell Park de 1943 a 1969. Com o falecimento de BP em 1941, assumiu o papel de maior liderança escoteira mundial, visitando dezenas de países, ministrando cursos de formação, proferindo palestras e unificando associações. É creditado a ele a grande expansão do Escotismo no pós-guerra. Seu maior legado foi a descentralização do movimento escoteiro e o fortalecimento das associações nacionais. Esteve várias vezes no Brasil, sendo a primeira em 1944, depois em 1960 dirigindo o TTT – Training The Team (Curso de Formadores) e a última em 1984 por ocasião da Conferência Escoteira Interamericana em Curitiba-PR.

Autor de 15 livros e colunista nas revistas “The Scout” e “The Scouter”, Thurman publicou em 1957 um texto intitulado “Os 7 perigos”. Publicaremos aqui na Gazeta Escoteira 1 texto por mês. Vale a pena a leitura e a reflexão. Tradução de José Gomes Cavaco.

2º Perigo:

Centralização. “Acampamentos Nacionais, Regionais e Jamborees são muito bons, mas quando muito freqüentes, podem ser desastrosos. Devemos dar ao Escotista a maior oportunidade possível para trabalhar com a sua Tropa, Alcateia ou Clã e infundir-lhe os bons princípios e não juntar os jovens em grandes massas para um grande espetáculo. Às vezes existe tal número de atividades organizadas pelo Distrito ou Região que praticamente não resta tempo ao Escotista para trabalhar com as Patrulhas ou Alcatéias”;


Sempre Alerta!

Irineu Muniz de Resende Neto,
Diretor Presidente UEB/PR

Aconteceu uma atividade legal no seu grupo? Manda pra gente!

Para divulgar o evento do seu Grupo Escoteiro, nos canais oficiais da Região do Paraná, envie um e-mail com todos os dados do evento, e o banner de divulgação para [email protected]


O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo! E com certeza você tem algumas idéias novas, conta pra gente!

Envie suas sugestões para o Escritório Regional, pelo e-mail [email protected]

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
REGIÃO DO PARANÁ

Rua Ermelino de Leão, 492
CEP 80410-230 - Curitiba - PR
(41) 3323-1031